Distrito de Itapuã se encontra em estado de calamidade pública
Na sessão plenária desta quinta-feira (16), o vereador Armando Azambuja- PSDB, fez um relato sobre a situação de calamidade pública que a população de Itapuã tem enfrentado nos últimos dias. A comunidade já contabiliza cerca de 50 pessoas desabrigadas, com mais de 250 moradias afetadas.
Na tarde da última terça-feira (14), uma equipe composta por representantes do governo municipal, liderada pelo vereador Armando e pelo Secretário de Planejamento e Habitação, João Batista Goulart, realizou uma visita técnica e de vistoria institucional ao distrito, conduzida pelo senhor Nilton Machado Barreto, na embarcação Náutica Barreto.
A Promotora de Justiça do Ministério Público, Doutora Roberta Morillos Teixeira, também participou da ação, em companhia de outras autoridades, com o objetivo de avaliar os estragos causados pela enchente.
“Nas últimas duas semanas estivemos acompanhando de perto a situação de calamidade pública em Itapuã. Fizemos uma embarcação, junto ao secretário de planejamento do município e de nossa promotora de justiça, com a condução da náutica Barreto, entre as áreas mais atingidas. Um cenário muito triste, com mais de 250 pessoas afetadas, numa inundação em toda a localidade de itapuã”, disse.
O parlamentar também enfatizou que a Vila dos Passarinhos e a Colônia dos pescadores foram brutalmente atingidas, com ruas e casas parcialmente submersas. Neste momento, o acesso a essas áreas só é possível por meio de embarcações, dadas as condições das ruas totalmente inundadas.
Além dos danos às residências e prédios públicos, como a Unidade de Saúde de Itapuã e a Escola Genésio Pires, as águas já ultrapassaram marcos importantes da região, como a esquina das Ruas Nossa Senhora dos Navegantes com a Rua Tristão de Fraga e a icônica Igreja Nossa Senhora dos Navegantes.
Autoridades locais, incluindo as Secretarias da Assistência Social e Saúde, Guarda Municipal, Defesa Civil e Subprefeitura, têm se mobilizado para prestar assistência às famílias afetadas, oferecendo orientações e garantindo o acolhimento, inclusive para seus animais de estimação.
As doações de apoio a esses viamonenses, podem ser realizadas diretamente na Escola de Educação infantil Odete Barcelos Bernardes, na Rua Nossa Senhora dos Navegantes, nº 641, em Itapuã, Viamão. Caso a população não tenha como doar fisicamente, é indicado que reúna as doações, e contate a Assistência Social, através do número, (51) 99706-4607.
Qual é a sua reação?