Hospital de Viamão não envia representante para audiência sobre seu próprio atendimento
De acordo com ofício entregue aos proponentes da audiência, entidade responsável pelo Hospital alegou "compromissos de agenda"

Convidado a comparecer em audiência pública para tratar do atendimento e gestão do Hospital de Viamão, a própria instituição não enviou nenhum representante e alegou conflito de agenda. O evento, ocorrido na tarde desta quarta-feira (12), foi realizado na Câmara Municipal de Viamão, por iniciativa dos vereadores Alex Boscaini (PT) e Rodrigo Pox (PDT), com o objetivo de discutir e avaliar o atendimento, assim como as receitas e despesas da Fundação Universitária de Cardiologia, responsável pela administração do Hospital. O Ministério Público também não compareceu e justificou sua falta "em razão de colidência com audiência judicial".
Além dos vereadores proponentes, participaram da mesa o presidente da Câmara, Prof. Igor Bernardes (PL), que abriu a audiência, bem como um dos integrantes do Conselho de Saúde do Estado, Paulo Antônio da Costa Casa Nova.
Boscaini lamentou a ausência das entidades convidadas e reforçou uma disparidade entre os valores repassados e a qualidade do atendimento prestado pelo instituição. "Nosso objetivo é debater o atendimento do hospital. Não o atendimento dos poucos profissionais, mas o conjunto da obra. Há muitas queixas e o hospital tem uma série de contratualizações com o Estado e União, a qual ele assume obrigações que são pagas pelo SUS, porém os serviços que a gente percebe estão muito a quem do suporte financeiro que eles recebem. Queremos transparência do recurso público recebido pelo Hospital de Viamão, e todos precisam estar nessa luta conosco. É dever do poder legislativo fiscalizar toda instituição que receba aporte público”, explica o vereador.
Em sua manifestação, o presidente da Câmara, Prof. Igor Bernardes, comparou o sistema de saúde brasileiro (SUS) com sistemas de outros países, onde o atendimento é privado. O Sistema Único de Saúde, como frisou o chefe do legislativo, é referência em diversas nações, mas que precisa ser melhor gerido.
“Precisamos ampliar o atendimento prestado pelo Hospital de Viamão, aumentar o debate dentro do município. O formato do SUS, hoje, é reconhecido como modelo ideal fora do país, porém carece de uma gestão eficaz. A gestão do SUS implica em compreender o que é responsabilidade do município,do estado, fazer um apanhado dos recursos recebidos, para que tenhamos um atendimento mais digno e melhor”,afirma o presidente da Casa.
Já o vereador Rodrigo Pox falou da necessidade de criar mais proximidade entre o Hospital de Viamão e a Câmara Municipal para estabelecer uma comunicação mais efetiva entre as partes.
“Nós recebemos todos os dias pedidos de ajuda. Por isso é importante debater esse tema. O hospital é uma empresa que recebe um recurso mensal para fazer sua gestão e nós queremos ter uma participação mais efetiva nisso. Porque nossa obrigação e dever é controlar e saber as obrigações do hospital. Precisamos ter atenção em relação ao atendimento do Hospital Viamão. Esta discussão é uma importante demanda da população e não mediremos esforços para contribuir para a melhoria da saúde na cidade”, diz Pox
O representante do Conselho de Saúde do Estado, Paulo Casa Nova, manifestou-se também, onde frisou que o dinheiro público precisa ser bem investido em forma de respeitar os cidadãos.
O dinheiro público deve ser aplicado, o dinheiro público tem dono, então é preciso ter zelo e responsabilidade. Precisamos traçar uma política que atenda às necessidades da população. Me coloco de forma solidária com o povo de Viamão”, diz Casa Nova.
O vereador Alex Boscaini, bem como os demais participantes da Audiência Pública, destacaram a ausência de representante do Hospital de Viamão, visto a urgência de tratar de temas importantes, que abrangem desde atendimento até os insumos da entidade. Em resposta ao convite feito pela Casa, o hospital se colocou à disposição para receber a Comissão de Saúde da Câmara.
Para o vereador Dilamar de Jesus (PSB) a ausência das entidades convidadas pode ser resolvida numa próxima audiência a partir de uma convocação formal por parte da Casa, como já ocorreu em outras ocasiões. “O que aconteceu aqui foi a mesma coisa que aconteceu na audiência com a CEEE Equatorial. Uma coisa é o vereador fazer o convite, outra é uma convocação. Quando a Equatorial foi convocada, vou usar de exemplo,foi muito importante, pois uma audiência pública, para o município, tem muita valia. A gente sabe que sem dinheiro não se faz nada, e o SUS é muito bom, só precisa de gestores para gerir melhor esse sistema e que as pessoas sejam mais sérias com o atendimento”, explicou o vereador Dilamar.
O ex-prefeito de Viamão, Ridi, fez uso da tribuna e também lamentou a ausência da direção do hospital. Na ocasião, Ridi demonstrou apoio à convocação dos representantes para a próxima audiência.
Entre os discursos, destacou-se a manifestação da representante do Conselho do Idoso, Matilde Drodt, que reforçou a luta para a retomada do atendimento da maternidade do Hospital de Viamão. “Ano passado, juntamente com a vereadora Fátima Maria, estivemos numa luta muito grande para que as nossas crianças voltem a nascer aqui na cidade, não em Alvorada, nunca diminuindo a nosso município vizinho. E quero deixar registrado a minha indignação com o município que não mandou representante, bem como a direção do hospital”, aponta Matilde.
O vereador Alex, visto a carência de representante do Hospital, informou que vai convocar para a próxima audiência, a ser realizada 9 de junho, às 18h30 no Plenário Tapir Rocha da CMV, a direção do Instituto de Cardiologia para o diálogo.
Os encaminhamentos acordados foram: moção de repúdio a direção do hospital pelo não comparecimento na audiência de hoje, convocação ao Hospital de Viamão para a nova Audiência Pública no dia 9 de junho, auditoria nas contas do hospital, convite para a Secretaria Municipal de Saúde, formatação de documento para acesso da vigilância sanitária nas dependências do hospital e moção de apoio pelo retorno da maternidade ao Hospital de Viamão.
Também compareceram os vereadores William Pereira (PTB), Fátima Maria (PT), Markinhos da Estalagem (PSB), Thiago Gutierres (PSD).